quarta-feira, 14 de abril de 2010

Meio ambiente e "O Dia do Pequeno Leitor"

Diante da importância dos temas que serão abordados em “O Dia do Pequeno Leitor”, resolvemos incluir uma pauta que atualmente é discutida em âmbito internacional, a “conscientização sócio-ambiental”.
Mudanças climáticas, aquecimento global decorrente do efeito estufa, catástrofes naturais, entre outros problemas, são reflexos da má utilização dos recursos naturais do planeta e do excesso populacional. Vivemos a "era" de mudanças, tanto nos padrões de produção, quanto de consumo.

Nova visão com o meio ambiente

As empresas privadas, para se adequar às normas da certificação ISO 14001 de Gestão Ambiental, a partir dos anos 90 a 2000, iniciaram um processo de “consumo e investimento consciente”.
Portanto, é possível perceber que embora o assunto fosse discutido há tempos, somente agora na atualidade, está sendo posto em prática.
Alguns setores, como é o caso da Construção Civil aderiram seus padrões produtivos, baseados na conduta de responsabilidade ambiental. Ou seja, os materiais são reaproveitados, as madeiras reflorestadas, a iluminação dos canteiros de obras é natural, a água é de reuso, entre outras ações.
No caso das indústrias de cosméticos, a redução de matéria-prima foi possível com a reutilização de embalagens (refis), substituição do óleo mineral para o óleo vegetal e algumas refinanciam projetos de reflorestamento.

O que é conscientização sócio-ambiental?

É um processo contínuo, que envolve mudanças de hábitos e comportamentos para adequação de uma sociedade.
Com ações simples, é possível criar uma cultura de preservação e não desperdício dos recursos naturais. E no dia 18 de abril, no evento “O Dia do Pequeno Leitor” iremos trabalhar com o público infantil e infanto-juvenil, alguns temas como reciclagem, plantio de mudas de árvores, economia de energia elétrica e de água.
Dia 05 de junho é comemorado o "Dia do Meio Ambiente", criada em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organizações das Nações Unidas) para tratar sobre o tema, conhecido como Conferência das Nações Unidas. 113 países além, de 250 organizações não governamentais, criaram documentações relacionadas às questões ambientais. E desde então, políticas públicas têm sido implantadas para este fim.

Algumas dicas de materiais que podem ser reciclados

- Papel
Embalagens, papelão, jornais e revistas, folhas de cadernos, fotocópias (xerox), envelopes e rascunhos, listas telefônicas, impressos (panfletos, notas fiscais, cartas), papéis de escritório, sacos de papel e embalagens longa vida.
Observação: Rasgue os papéis ao invés de amassá-los.

- Vidro
Potes em geral, copos, garrafas, embalagens de remédio.
Observação: Neste caso os cacos podem ser reciclados também, desde que armazenados com cuidado para evitar acidentes nos postos de coleta.

- Plástico
Embalagens de alimentos, bebidas, limpeza e beleza, tampas, potes, copos, canos e tubos, peças de brinquedos e sacos em geral.

- Metal
Latas de alumínio e aço, torneiras, canos, panelas sem cabo, tampas, embalagens descartáveis e pilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário