segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cidade Ademar realiza “O Dia do Pequeno Leitor”

Evento contou com a participação de crianças e jovens da região

Vanessa Pereira dos Anjos

No último domingo 18 de abril, a Ice Produções e Eventos em parceria com a subprefeitura Cidade Ademar, realizou “O Dia do Pequeno Leitor”.

O evento que aconteceu no Ecoponto Cupecê, localizado na Rua Anália Maria de Jesus, das 10h ás 17h, contou com a participação de crianças e adolescentes da comunidade e jovens do Programa Ação Jovem – Cidade Ademar/Pedreira (projeto que visa promover a inclusão social mediante a transferência de renda, com apoio financeiro temporário, para estimular a conclusão da escolaridade básica).

“O Dia do Pequeno Leitor”, é uma homenagem ao “Dia Nacional da Literatura infantil” e também a um dos grandes mestres brasileiros da literatura infanto-juvenil, José Bento Monteiro Lobato, ambos comemorados na mesma data.

O objetivo foi incentivar a leitura infantil através de brincadeiras, distribuições de livros e revistas, apresentação de teatro, exposição de banners com resumo dos principais clássicos das estórias como Chapeuzinho Vermelho, Sítio do Pica-Pau Amarelo, A Bela Adormecida, entre outros.

Ao longo do dia, a criançada pôde se divertir, não só com as gincanas promovidas para estimular o lado competitivo e criativo da garotada, mas também nos brinquedos infláveis como pula-pula, piscina de bolinhas, escorregador entre outros.

Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento, que também contou com a presença do vereador Gilberto Natalini, da Supervisora de Cultura da Subprefeitura Cidade Ademar Dirce de Souza Pinto e do diretor da Ice Produções e Eventos João Gilberto Romeu.

“O Dia do Pequeno Leitor” contou com o apoio da Danone, Editora Abril e do Supermercado Pedreira.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Meio ambiente e "O Dia do Pequeno Leitor"

Diante da importância dos temas que serão abordados em “O Dia do Pequeno Leitor”, resolvemos incluir uma pauta que atualmente é discutida em âmbito internacional, a “conscientização sócio-ambiental”.
Mudanças climáticas, aquecimento global decorrente do efeito estufa, catástrofes naturais, entre outros problemas, são reflexos da má utilização dos recursos naturais do planeta e do excesso populacional. Vivemos a "era" de mudanças, tanto nos padrões de produção, quanto de consumo.

Nova visão com o meio ambiente

As empresas privadas, para se adequar às normas da certificação ISO 14001 de Gestão Ambiental, a partir dos anos 90 a 2000, iniciaram um processo de “consumo e investimento consciente”.
Portanto, é possível perceber que embora o assunto fosse discutido há tempos, somente agora na atualidade, está sendo posto em prática.
Alguns setores, como é o caso da Construção Civil aderiram seus padrões produtivos, baseados na conduta de responsabilidade ambiental. Ou seja, os materiais são reaproveitados, as madeiras reflorestadas, a iluminação dos canteiros de obras é natural, a água é de reuso, entre outras ações.
No caso das indústrias de cosméticos, a redução de matéria-prima foi possível com a reutilização de embalagens (refis), substituição do óleo mineral para o óleo vegetal e algumas refinanciam projetos de reflorestamento.

O que é conscientização sócio-ambiental?

É um processo contínuo, que envolve mudanças de hábitos e comportamentos para adequação de uma sociedade.
Com ações simples, é possível criar uma cultura de preservação e não desperdício dos recursos naturais. E no dia 18 de abril, no evento “O Dia do Pequeno Leitor” iremos trabalhar com o público infantil e infanto-juvenil, alguns temas como reciclagem, plantio de mudas de árvores, economia de energia elétrica e de água.
Dia 05 de junho é comemorado o "Dia do Meio Ambiente", criada em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organizações das Nações Unidas) para tratar sobre o tema, conhecido como Conferência das Nações Unidas. 113 países além, de 250 organizações não governamentais, criaram documentações relacionadas às questões ambientais. E desde então, políticas públicas têm sido implantadas para este fim.

Algumas dicas de materiais que podem ser reciclados

- Papel
Embalagens, papelão, jornais e revistas, folhas de cadernos, fotocópias (xerox), envelopes e rascunhos, listas telefônicas, impressos (panfletos, notas fiscais, cartas), papéis de escritório, sacos de papel e embalagens longa vida.
Observação: Rasgue os papéis ao invés de amassá-los.

- Vidro
Potes em geral, copos, garrafas, embalagens de remédio.
Observação: Neste caso os cacos podem ser reciclados também, desde que armazenados com cuidado para evitar acidentes nos postos de coleta.

- Plástico
Embalagens de alimentos, bebidas, limpeza e beleza, tampas, potes, copos, canos e tubos, peças de brinquedos e sacos em geral.

- Metal
Latas de alumínio e aço, torneiras, canos, panelas sem cabo, tampas, embalagens descartáveis e pilhas.

"O Dia do Pequeno Leitor" - Divulgação "Site Sampa Online"

Dia do Pequeno Leitor conscientiza crianças em Cidade Ademar

Abril 13, 2010
Por Bruno César de Godoy

A subprefeitura de Cidade Ademar realiza no próximo domingo, o evento "O Dia do Pequeno Leitor", que reúne diversas atrações para enfatizar a importância da leitura para as crianças. As atividades começam às 10h e permanecem até às 17h no espaço do Ecoponto Cupecê, que fica na Rua Anália Maria de Jesus, 131, Zona Sul da capital.

Através de palestras, shows, exposições, oficinas culturais, apresentação de grupos de dança, orquestras, contos, palhaços e outras demonstrações, o público é levado ao universo dos livros e à conscientização de que a leitura é essencial na vida de todos, principalmente no âmbito cultural, social, educacional e também profissional.

A entrada é franca e aberta ao público, que poderá aproveitar a distribuição do algodão doce e pipoca, além de concorrer a brindes em sorteios.

Haverá ainda uma área exclusiva dedicada a Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, com exposição sobre seu trabalho e vida, e a presença de personagens do "Sítio do Pica Pau Amarelo".

Serviço:
"Dia do Pequeno Leitor"
Data: domingo, 18/04
Horário: das 10h às 17h
Local: Ecoponto Cupecê - Rua Anália Maria de Jesus, 131 - Jardim Cupecê
Entrada franca
Informações: 5666-0475

Link da matéria:http://www.sampaonline.com.br/noticias/cidadeademar2010abr13diadopequenoleitor.php

18 de abril - Muita música e diversão...

Contagem regressiva...
Vem aí "O Dia do Pequeno Leitor"

O evento que acontece dia 18 de abril, em parceria com a Subprefeitura de Cidade Ademar, das 10h às 16h, no Ecoponto Cupecê localizado na Rua Anália Maria de Jesus nº 131, promete agitar a galera!

Além, de incentivar o público infantil e infanto-juvenil sobre a importância da leitura, a programação inclui uma série de atrações. Vamos proporcionar muita diversão e cultura, aos nossos visitantes.

Confira os principais grupos musicais do evento.

MPB - "FM Bira" (MPB)

Não poderíamos deixar de prestigiar a música popular brasileira (MPB). O Grupo "FM Bira" fará uma apresentação cantando composições, dos principais intérpretes nacionais.
A MPB surgiu no período colonial brasileiro e é uma mescla de vários estilos (sons de origem africana e índigena, fanfarras militares, músicas religiosas e eruditas européias).

RAP - "QI Racional"


O Rap surgiu na Jamaica na década de 60. Em 1970, foi levado para os bairros pobres dos E.U.A. De batida forte, acelerada e pouca melodia, geralmente as letras denunciam as dificuldades enfrentadas por habitantes da periferia (problemas sociais, violência, injustiças, entre outros).
Na cidade de São Paulo, o ritmo chegou em 1986.

Funk - MC TIM


O Funk surgiu na década de 60, através da música negra norte-americana. Acredita-se ter chegado ao Brasil apenas em 1980.
De batida marcante e dançante e letras rítmicas, conhecido também como "poesia da favela" e "ponte entre asfalto e favela", esse ritmo musical denuncia assim como o Rap, temas complexos como (desigualdade social, violência, entre outros).

Fontes
www.suapesquisa.com
www.brasilescola.com


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Convite..."O Dia do Pequeno Leitor"

"O Dia do Pequeno Leitor" - Divulgação Jornal "Gazeta de Interlagos"

"O Dia do Pequeno Leitor" - Divulgação "Jornal da Tarde"

Invista em um Projeto Cultural

Iniciativas como o projeto "O Dia do Pequeno Leitor", tem importância significativa no cenário de inclusão social, fomento à leitura e inserção cultural.

Como trata-se de um evento, cujo público é infantil e infanto-juvenil, principalmente de comunidades carentes pois, são esses que encontram uma série de limitações em várias áreas essenciais para sua formação como cidadão, "O Dia do Pequeno Leitor" não almeja preencher esse déficit mas, está ciente que sua contribuição será válida, no futuro, para o aumento de algumas estatísticas.

Se o tema principal, do dia 18 de abril, fosse apenas "literário" talvez não teríamos público suficiente pois, ainda é considerado baixo o número de leitores no Brasil. Como difundir o prazer da leitura sem que isso se torne algo maçante? Pensando nisso, resolvemos proporcionar uma série de atrações no evento, que não apenas irá entreter mas, interagir com nossos visitantes.

A leitura como complemento educacional

Segundo o Relatório de Monitoramento de Educação para Todos de 2010, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a qualidade da educação no Brasil ainda permanece baixa, principalmente no ensino básico. Neste contexto, a fragilidade da estrutura física das escolas e o número baixo de horas, em sala de aula, são fatores decisivos para alavancar esse índice.

Dentro dessa realidade, a leitura é essencial e serve como complemento educacional, preenchendo lacunas que a escola, não consegue suprir. A estrutura capaz de formar um cidadão capacitado para participar de forma ativa de uma sociedade, inicia-se logo nos primeiros anos de estudo. Se houver falhas educacionais, esse processo tende a ser prejudicado sendo mais difícil revertê-lo na vida adulta.

Os personagens da turma do "Sítio do Pica Pau Amarelo" são conhecidos pelo grande público mas, poucos sabem quem foi Monteiro Lobato e qual foi sua contribuição para a literatura infantil brasileira. Muitas crianças e jovens chegam à fase adulta, sem sequer ter lido um livro.

Nosso objetivo é mostrar, a essa nova geração, que a leitura é uma forma de entretenimento, de conhecimento de novas visões e culturas, desenvolvimento do intelecto e uma forma eficaz de exercitar o raciocínio e a reflexão.

Porque investir em um projeto cultural?

Projetos culturais e sociais surgem como alternativas, não como forma de solucionar pois, isso seria um caminho mais complexo mas, de minimizar áreas mais vulneráveis.

Para que essas ações efetivamente alcancem um resultado satisfatório, a participação da sociedade civil é imprescindível, assim como órgãos públicos e empresas privadas. Sem essa interação é impossível prosseguir com essas ações.

A forma mais eficaz de divulgar uma marca ou uma empresa é investir em patrocínio. Além, de ser uma ação direcionada, cria uma imagem positiva junto ao consumidor e em alguns casos, significativos benefícios fiscais (abater o investimento no Imposto de Renda).

domingo, 11 de abril de 2010

Algumas obras de Monteiro Lobato

"Sítio do Picapau Amarelo" surgiu em 1921. Em 1952 ganhou sua primeira adaptação para a televisão (extinta TV Tupi).

Monteiro Lobato através de sua inteligência, mostrou como é possível aprender através da brincadeira. O lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, retrata de forma divertida e didática, temas da Língua Portuguesa.

Quem foi José Monteiro Lobato?

Em 1918 editou seu primeiro livro de contos, Urupês, com grande sucesso, e principiou sua atividade Editorial fundando primeiro a Empresa "Monteiro Lobato & Cia", depois "Companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato".

Estreou em 1921 na Literatura Infantil com “A Menininha do Narizinho Arrebitado” (refundido depois como “Reinações de Narizinho”). Escreveu a seguir “O Saci”, “O Marquês de Rabicó”, “Fabulas” e “Jeca Tatuzinho”, com milhões de exemplares vendidos.

Em 1924, a editora faliu, posteriormente, com a venda de uma casa de loterias de que era sócio, arrematou o espólio da massa falida de sua própria editora, criando a “Companhia Editora Nacional”.

A data de 18 de Abril “Dia Nacional do Livro Infantil” foi instituída para comemorar o nascimento de Monteiro Lobato (1882/1948), um dos maiores autores de livros infantis que a Literatura Brasileira já conheceu. Escritor, conhecido mundialmente pelas estórias infantis como o “Sítio do Picapau Amarelo”, entre outras.

Era um visionário para sua época e lutou muito para ampliar a leitura no Brasil. O autor nasceu em 18 de Abril de 1882, numa Vila de Taubaté, onde hoje é a cidade Monteiro Lobato. Em São Paulo, formou-se em direito e deu início a vários projetos ambiciosos, entre eles a “Gráfica Editora Monteiro Lobato”, em 1921, instalado na Praça da Sé nº 34 Centro de São Paulo e diversos projetos editoriais, a maioria com foco na Literatura Infantil.

Sofreu com as crises econômicas da época e com fortes perseguições do Governo Vargas, em que fez duras críticas, criando o personagem “Jeca Tatu” com denúncias sociais embutidas nas suas histórias, por conta de um livro denominado “O Escândalo do Petróleo”, com tudo foi encarcerado por duas vezes pelo Governo de Getulio Vargas. Segundo o livro, Monteiro Lobato escreve a seguinte frase “Não perfurar, nem deixar que se perfure”.

Entre tropeços financeiros e sucessos literários, morreu em 1948 deixando muito mais que um legado editorial e didático. Em uma época difícil, o país sofrendo grandes modificações, Monteiro Lobato consegue ser um grande nacionalista que sempre sonhou com um Brasil alfabetizado e justo. Acompanhou com toda sua vida literária, gerações de ávidos leitores, e nada melhor do que comemorar este dia perpetuando a tradição com “O Dia do Pequeno Leitor”.

Neste evento, em homenagem a esse grande mestre da Literatura Brasileira, pretendemos mostrar um pouco mais das suas obras de Literatura Infantil.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Flyer do evento "O Dia do Pequeno Leitor"



Observação: Clique na imagem para visualização ampliada

Mapas - 18 de abril de 2010 "O Dia do Pequeno Leitor"

Dia 18 de abril de 2010 - "O Dia do Pequeno Leitor" - Mapa do local



Dia 18 de abril de 2010 - "O Dia do Pequeno Leitor" - Planta do Local

Observação: Clique nas imagens para visualização ampliada

domingo, 4 de abril de 2010

18 de abril "O Dia do Pequeno Leitor"

“O Dia do Pequeno Leitor” é um evento pedagógico que acontecerá no dia 18 de abril de 2010, como projeto piloto na Subprefeitura Cidade Ademar, no espaço do Ecoponto Cupecê, localizado na Rua Anália Maria de Jesus nº. 131.

O evento ocorre das 10h às 17h, com distribuição gratuita de algodão doce e pipoca, sorteios de brindes, shows, palestras, oficinas culturais, grupos de dança, orquestras, contos, teatros de marionetes, fantoches, palhaços, entre outros.

Promover e conscientizar crianças e jovens, sobre a importância da leitura em sua formação cultural, educacional e social, é o objetivo de “O Dia do Pequeno Leitor”.

Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infantil, será um dos homenageados através de exposição sobre sua vida e obra, além, da apresentação de personagens com o tema do “Sítio do Pica Pau Amarelo”.

José Ephim Mindlin que acumulou um acervo de aproximadamente 40 mil volumes, posteriormente doada à Universidade de São Paulo (USP) hoje conhecida como “Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin”, também terá merecido destaque.

De acordo com o presidente da Ice Produções e Eventos "através do acesso à leitura, formamos sujeitos capacitados de se inserir na sociedade e exercer sua cidadania de forma moral e ética. Pretendemos diminuir os focos de exclusão social, através do acesso ao conhecimento cultural", declara João Gilberto Romeu.

Observação: Os veículos que cobrirem o evento, favor se credenciar através do e-mail: imprensa@iceproducoes.com.br

Serviço:
Evento: “O Dia do Pequeno Leitor”
Data: 18 de abril de 2010
Horário: das 10h às 17h
Local: Ecoponto Cupecê (Rua Anália Maria de Jesus, 131 – Jardim Cupecê).

Ice Produções e Eventos
Assessoria de Imprensa
- Fernanda Silva - MTB: 54.310
(11) 6208-4515
- Vanessa Pereira dos Anjos – MTB: 43.945
(11) 7762-2412
E-mail: imprensa@iceproducoes.com.br

Subprefeitura Cidade Ademar
Assessoria de Comunicação
-Vladimir Ferreira Arruda
(11) 5670-7034 / (11) 7971-3640
E-mail: vfarruda@prefeitura.sp.gov.br


Fotos do evento "A Criança do Futuro"









Projeto "A Criança do Futuro"

"A Criança do Futuro", projeto filantrópico, produzido pela Ice Produções e Eventos, em 12 de outubro de 2009, proporcionou às crianças carentes da região, um dia repleto de diversão com gincanas, palhaços, shows de grupos couvers, trio elétrico, campo de futebol, piscina de bolinha, cama elástica, castelo inflável, pinturas artísticas e muitas outras atrações.
Realizado com apoio da Subprefeitura do Rio Bonito e Prefeitura da Cidade de São Paulo, o evento aconteceu das 10h às 16h, no Calçadão Cultural localizado na Praça Graciliano Ramos, no bairro do Grajaú.

Mais informações acesse: www.criancadofuturo.com.br

Apresentação - Ice Produções e Eventos

Somos uma agência, fundada em 2001, que atua nas áreas de marketing e eventos.
Nosso mix de serviços, especializados e exclusivos, é direcionado à todos os públicos. Desenvolvemos eventos culturais e sociais, com qualidade e eficiência, conciliando exigências do mercado e com um único foco: proporcionar a satisfação dos nossos clientes.

Eventos Corporativos:
- Show Room
- Feiras e Palestras
- Congressos
- Festas Corporativas- Estandes

Festas:
- Infantil, debutante e casamento
- Espaço para festa- Buffet- Animadores
- Música- Iluminação- Decoração
- Filmagem e fotos
- Convites personalizados

Eventos Filantrópicos:
- Cursos
- Campanhas
- Congressos
- Festas comemorativas
- Exposições
- Palestras
- Seminários

Assessoria de Marketing:
- Análise e planejamento de marketing
- Comunicação gráfica (elaboração de flyers, folhetos, logotipos, portfólios, banners, mala direta e e-mail marketing)